
Lipoaspiração no homem
É cada vez maior o número de homens que procuram o cirurgião plástico para a resolução de problemas estéticos. Alguns são específicos do sexo masculino, enquanto outros são comuns a ambos os gêneros.
Um problema comum a ambos é o acúmulo de gordura localizada, condição cada vez mais freqüente. No homem, as áreas de queixas mais assíduas são o abdome e a cintura (flancos), além do pescoço (‘papada’).
A gordura localizada pode ser tratada pela lipoaspiração. Consulte o texto sobre lipoaspiração neste site, pois a grande maioria das informações serve para ambos os sexos. Há, entretanto, algumas observações específicas do gênero masculino.
No abdome, é mais freqüente, no homem, que exista muita gordura visceral. Esta gordura não está na parede do abdome ou do tronco, logo abaixo da pele, mas sim no interior do abdome, junto das vísceras (intestinos, omento etc.). Neste caso, a lipoaspiração não está indicada, pois serve exclusivamente para a gordura localizada abaixo da pele. No presente, somente a redução de peso é capaz de fazer diminuir a gordura visceral. Portanto, é fundamental esclarecer se um aumento do abdome é devido a muita gordura visceral ou a excesso de gordura subcutânea. Neste último caso é que estará indicada a lipoaspiração.
Já a gordura da cintura, produzindo os chamados ‘pneus’, tem indicação expressa para lipoaspiração, quando os resultados podem ser muito compensadores. O mesmo pode ser aplicado à ‘papada’, desde que não exista flacidez associada da pele. Se houver, outros procedimentos poderão ser indicados.
A recuperação após lipoaspirações masculinas costuma ser rápida. Pode haver mais equimoses (manchas arroxeadas) no homem do que na mulher, mas desaparecerão em até quinze dias, em média. Na grande maioria dos casos, todas as atividades poderão ser retomadas em cerca de uma semana.
Como sempre, uma consulta de avaliação é indispensável para que o cirurgião conheça bem o paciente e saiba qual é a melhor indicação para cada caso.
Lembre-se: o seu cirurgião é a pessoa mais indicada para resolver suas dúvidas !