
Dermoabrasão: Peeling mecânico
A abrasão química ou mecânica da pele é bastante ponderada antes de ser indicada, levando-se em consideração a análise de fatores como:
-
Irregularidade da pele e sua causa: sequela de espinhas, varíola, cicatrizes leves, micro-sulcos, etc.
-
Tipo étnico do(a) paciente: as pessoas de pele morena ou orientais são mais propícias às complicações tipo "manchas". Daí, a menor incidência de sua indicação em países tropicais como o Brasil.
-
Tipo de atividade profissional do(a) paciente.
-
Presença de fatores locais que contra-indiquem o ato (barba irritável, espinhas ativas, irregularidade na superfície cutânea muito acentuada, presença de distúrbios de pigmentação em outras áreas, cicatrizes inestéticas, etc.)
-
Motivação do (a) paciente.
A abrasão poderá ser indicada em uma ou mais sessões, com intervalos variáveis de acordo com o caso.
Poderá ser realizada sob anestesia local ou mesmo sob sedação. Durante um período de seis meses, deverá ser evitada a exposição ao sol, a fim de se evitar o aparecimento de manchas na pele.
Tratando-se de conduta que exige o esclarecimento de detalhes sobre o resultado a ser oferecido, normalmente solicita-se dos (as) pacientes que exponham todas suas dúvidas durante a primeira consulta.
Os resultados poderão ser muito variáveis e relativos. Haverá, sempre, um período inicial em que a pele ficará muito irritada, às vezes com crostas, como se tivesse sido queimada. Depois, ficará sensível ao sol e com tendência a avermelhar-se com facilidade. Posteriormente é que o resultado definitivo poderá ser observado, razão pela qual há necessidade de compreensão destes fatos, a fim de evitar ansiedade e preocupações indevidas. Paciência é indispensável.
A abrasão mecânica é um verdadeiro lixamento da pele, sendo melhor indicada para pequenas marcas e depressões, como aquelas produzidas por acne. Pode também ser eficaz na remoção de algumas tatuagens, desde que não muito profundas ou extensas.
Lembre-se: o seu cirurgião é a pessoa mais indicada para resolver suas dúvidas !