
Hérnias
São, simplificadamente, protrusões (saliências) de determinados órgãos através de rupturas oudebilidades de músculos e outras estruturas de contenção. Podem ser congênitas ou adquiridas. As mais comuns, do ponto de vista da Cirurgia Geral, ocorrem no abdome e nas virilhas (regiões inguinais). Este é um problema muito comum, podendo também acontecer em cicatrizes cirúrgicas (hérnias incisionais).
Em geral, há indicação cirúrgica muito clara nas hérnias inguinais e incisionais, por conta de dois fatos: não param de aumentar e há sempre o risco de encarceramento (órgãos, como o intestino, ficam presos dentro das hérnias) ou estrangulamento (o órgão preso perde sua circulação e pode perfurar-se). Estas complicações constituem urgências e induzem a um risco cirúrgico muito maior.
Portanto, o recomendável é operar hérnias tão logo diagnosticadas, para evitar cirurgias maiores. Hérnias umbilicais, exceto em crianças antes dos quatro anos, também devem ser operadas. Hoje em dia, o uso de telas cirúrgicas reduziu muito a incidência de recidiva (volta da hérnia após operação) e encurtou o período de repouso. Grande parte das herniorrafias (operações para corrigir
hérnias) pode ser feita em nossa clínica, em regime ambulatorial (alta no mesmo dia).
Lembre-se: o seu cirurgião é a pessoa mais indicada para resolver suas dúvidas !