
Flacidez de culotes
A leitura destas observações sobre a lipoaspiração e a suspensão dos culotes servirá para esclarecer os detalhes que certamente lhe interessam no momento. Existem informações errôneas quanto a esta cirurgia, informações essas geradas por casos excepcionais de pacientes operadas por profissionais não habilitados para tal, aumentando o risco e piorando o prognóstico pós-operatório.
Deixe que o seu cirurgião plástico lhe informe sobre a conveniência de associá-la a outra (s) operação(ões) e pondere bastante com ele sobre as vantagens e desvantagens de tal associação.
Leia algumas perguntas e respostas comuns referentes a esta operação:
01) QUAL É A FINALIDADE DESTA OPERAÇÃO ?
A gordura da região trocantérica pode ser excessiva, produzindo uma saliência mais conhecida como ‘culote’. A lipoaspiração, sendo um método destinado a remover gordura localizada, serve para, justamente, diminuir a saliência, produzindo assim um contorno mais agradável da região. Em alguns casos, raros, quando há flacidez excessiva da pele, a simples lipoaspiração não será suficiente, requerendo remoção cirúrgica de parte desta pele.
02) A LIPOASPIRAÇÃO DEIXA CICATRIZES MUITO VISÍVEIS ? E A REMOÇÃO DE PELE ?
A lipoaspiração, em geral, não deixa cicatrizes muito visíveis, pois serão feitos apenas ‘furos’ de 5-10 mm para introdução das cânulas pelas quais a gordura é aspirada. Já se houver necessidade de retirada de pele – por exemplo, após grandes emagrecimentos – inevitavelmente haverá cicatrizes longas. As cicatrizes, pequenas ou grandes, infalivelmente passarão por vários períodos de evolução, como se segue:
PERÍODO IMEDIATO: Vai até o 30º dia e apresenta-se com aspecto excelente e pouco visível. Alguns casos apresentam discreta reação aos pontos ou ao curativo.
PERÍODO MEDIATO: Vai do 30º dia até o 12º mês. Neste período haverá espessamento natural da cicatriz, bem como mudança na tonalidade de sua cor,passando de 'vermelho' para o 'marrom', que vai, aos poucos, clareando. Este período, o menos favorável da evolução cicatricial, é o que mais preocupa as pacientes.
É necessário ter paciência, pois o tempo melhorará os resultados.
PERÍODO TARDIO: Vai do 12º ao 18º mês ou um pouco mais. Neste período, a cicatriz começa a tornar-se mais clara e menos consistente atingindo, assim, o seu aspecto definitivo.
Não julgue o resultado da cicatriz antes deste período de até dois anos.
03)EM QUANTO TEMPO ATINGIREI O RESULTADO DEFINITIVO?
Nas primeiras semanas, serão comuns as equimoses (manchas roxas), que desaparecerão, em geral, até 15 dias. Nos primeiros meses, as áreas lipoaspiradas apresentarão um 'inchaço' (edema), que regride espontaneamente pouco a pouco. A drenagem linfática poderá acelerar a reabsorção deste edema. Vai-se gradativamente atingindo o resultado definitivo - nunca antes de 3-4 meses pós-operatórios.
04) É VERDADE QUE A LIPOASPIRAÇÃO É OPERAÇÃO DE ALTO RISCO ?
Não. O que tem acontecido é um destaque excessivo da grande imprensa quando acontecem imprevistos. Além disso, médicos não habilitados têm-se aventurado a fazer o procedimento, sem qualificação técnica e em locais desprovidos de segurança. Todo tipo de procedimento médico carrega um determinado risco – como, de resto, viajar de automóvel. Desde que os casos sejam cuidadosamente avaliados, que o profissional seja competente e experiente, que o procedimento seja feito em instalações dotadas de equipamento e pessoal adequados, os riscos não são maiores do que aqueles de outras operações.
05) PODEREI TER FILHOS FUTURAMENTE? O RESULTADO NÃO FICARÁ PREJUDICADO?
O resultado poderá eventualmente ser preservado, desde que na nova gestação seu peso seja controlado e, após a gravidez, retorne ao que era antes. Todo ganho de peso, em especial se significativo, acarretará certa perda de resultado.``
06) OUVI DIZER QUE O PÓS-OPERATÓRIO DA LIPOASPIRAÇÃO É MUITO DOLOROSO. É VERDADE?
Não. Uma operação de evolução normal não deve ter muita dor. As áreas aspiradas ficarão “magoadas”, como se a pessoa tivesse levado uma pancada no local. Analgésicos prescritos pelo cirurgião controlarão este dolorimento.
07) QUE TIPO DE ANESTESIA É UTILIZADA PARA ESTA OPERAÇÃO?
Anestesia peridural ou similar na maioria das vezes. A anestesia local sob sedação, em casos especiais, de pequenas lipoaspirações, pode ser eventualmente escolhida.
08) QUANTO TEMPO DURA O ATO CIRÚRGICO?
Isto dependerá muito do número de áreas a serem aspiradas, se houver associação da lipoaspiração dos culotes com outros locais, e dos volumes. A duração do ato operatório, em lipoaspirações isoladas dos culotes, não costuma ser muito grande. Já a retirada de pele (dermolipectomia) é um ato cirúrgico prolongado e laborioso.
09) QUAL O PERÍODO DE INTERNAÇÃO?
Nas lipoaspirações puras (não associadas a outras operações) haverá alta na mesma data. Para as dermolipectomias, poderá haver necessidade de mais um dia de internação.
10) SÃO UTILIZADOS CURATIVOS E DRENOS ? VESTES COMPRESSIVAS (modeladores) ?
Pequenos curativos são feitos logo após a intervenção e serão removidos, em casa, no dia seguinte. Fitas microporosas ficarão coladas à pele até a remoção dos pontos. Drenos não são indicados em lipoaspirações puras. O uso de vestes compressivas é indicado por cerca de 3 meses.
11) QUANDO SÃO RETIRADOS OS PONTOS?
Do sétimo ao décimo-quarto dia.
12) QUANDO PODEREI TOMAR BANHO COMPLETO?
Geralmente no primeiro dia seguinte ao da operação.
Recomendações sobre a lipoaspiração e a dermolipectomia dos culotes:
RECOMENDAÇÕES PRÉ-OPERATÓRIAS
Comunicar-se conosco antes da operação, em caso de gripe, período menstrual, indisposição, etc.
Internar-se no local indicado, obedecendo ao horário de internação.
Evitar bebidas alcoólicas ou refeições muito fartas, na véspera da intervenção. Compareça em jejum de oito horas.
Evitar qualquer medicamento para emagrecer e aspirina por um período de 10 dias antes da operação.
Programar suas atividades sociais, domésticas ou escolares, de modo a não se tornar indispensável a terceiros, por um período de aproximadamente uma semana.
RECOMENDAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS
Evitar esforços por sete dias e esforços pesados por quinze dias.
Levantar-se com cuidado nos primeiros dois dias.
Evitar molhar o curativo no primeiro dia.
Não se exponha ao sol continuado por um período mínimo de 4 semanas.
Obedecer às prescrições médicas.
Voltar ao consultório para os controles e remoção de pontos, nos dias e horários estipulados.
Consulte este texto quanto à sua evolução pós-operatória, tantas vezes quanto necessário.
Não se preocupe com as formas intermediárias nas diversas fases. Tire conosco quaisquer dúvidas.
Salvo instruções, a alimentação, já em casa, será normal.
Lembre-se: o seu cirurgião é a pessoa mais indicada para resolver suas dúvidas !