
Toxina botulínica
A toxina botulínica, cujo nome comercial mais comum (mas de modo algum o único) é Botox, é um medicamento que, injetado dentro de músculos da expressão facial, paralisa a ação destes músculos. As chamadas rugas dinâmicas, ou de expressão, só aparecem quando estes músculos entram em ação – por exemplo, os ‘pés-de-galinha’ em torno dos olhos, ou as rugas transversais ou verticais na testa ou entre as sobrancelhas. A toxina botulínica, ao paralisar os músculos citados, abole consequentemente as rugas dinâmicas causadas pela ação muscular.
A toxina botulínica não deve ser confundida com o ácido hialurônico, usado para preencher sulcos e rugas estáticos (isto é, que já aparecem mesmo sem a ação muscular). Esta toxina não é um método de preenchimento, mas sim de abolição de movimentos musculares, ou seja, de rugas dinâmicas ou de expressão. Bem indicada, entretanto, produz resultados muito agradáveis, quase imediatos (no dia da injeção ou no dia seguinte) e que têm a vantagem de reduzir ou adiar a produção de rugas ou sulcos definitivos.
É importante conhecer o tempo de ação, ou seja, a duração do efeito, da toxina botulínica. Em geral, este tempo é de três meses, eventualmente quatro. Após tal período, haverá necessidade de nova aplicação.
Como tem todos os casos, uma consulta para avaliação dos problemas e das melhores indicações de tratamento é sempre indispensável.
Lembre-se: o seu cirurgião é a pessoa mais indicada para resolver suas dúvidas !