top of page

Cirurgia da mama masculina: 

correção de ginecomastia

É cada vez maior o número de homens que procuram o cirurgião plástico para a resolução de problemas estéticos. Alguns são específicos do sexo masculino, enquanto outros são comuns a ambos os gêneros.

 

Dentre os específicos, destacamos a chamada ginecomastia, ou aumento da mama masculina. Esta condição aborrece muito seus portadores, inibindo-os, por exemplo, quanto à troca de roupa perante outras pessoas, freqüência a praias e piscinas e atividades esportivas. Problemas de ordem psicológica podem estar presentes. Na grande maioria dos casos, não há uma causa para a ginecomastia, nem existe tratamento clínico. Por isso, fica indicado o tratamento cirúrgico para os portadores do problema, que desejam ficar livres dele.

 

Há ginecomastias com aumento do tecido glandular mamário e outras por aumento da gordura da região. Quando é a gordura que aumenta, o caso pode ser tratado mediante lipoaspiração. Se, por outro lado, há excesso de tecido glandular, a cirurgia convencional estará indicada, sempre através de pequenas cicatrizes na transição entre a pele da aréola (mais escura, em torno do mamilo) e a pele torácica.

 

Em um caso ou outro, o procedimento é executado, em geral, em caráter ambulatorial, com alta na mesma data. Pode-se usar anestesia local associada a sedação, ou pura, ou eventualmente outras técnicas anestesiológicas.

 

Nos casos de lipoaspiração simples, a recuperação é rápida, permitindo o retorno às atividades normais dentro de cerca de uma semana. Haverá necessidade de utilizar veste compressiva por até 3 meses. Sempre há edema (inchação) local, como ocorre após todas as lipoaspirações. Tal edema costuma ceder em cerca de 3 meses e pode ser melhorado mais depressa através de drenagem linfática. Manchas arroxeadas são comuns após a operação e usualmente acabam em até 15 dias.

 

Quando é necessário o tratamento cirúrgico convencional, em vez de lipoaspiração, poderá ser necessário utilizar um dreno, que permanecerá durante um a cinco dias, não impedindo a alta do paciente. A veste compressiva também poderá ser indicada.

 

Como sempre, uma consulta de avaliação é indispensável para que o cirurgião conheça bem o paciente e saiba qual é a melhor indicação para cada caso.

Lembre-se: o seu cirurgião é a pessoa mais indicada para resolver suas dúvidas !

  • Instagram - White Circle
  • White Facebook Icon
bottom of page