Mito: lipoaspiração emagrece?

Muitas pessoas associam a lipoaspiração ou a lipoescultura a emagrecimento, o que é errado. A única cirurgia que realmente envolve emagrecimento é a bariátrica. Essa noção incorreta é bastante delicada para o médico e principalmente para o paciente, pois cria nestes uma expectativa irreal sobre esses procedimentos estéticos.
O que a lipoaspiração e lipoescultura de fato conseguem remover são excessos de gordura localizada (pequenos volumes em termos cirúrgicos) e excessos de pele que o paciente não consegue eliminar com exercícios.
Portanto, o paciente que deseja fazer tais cirurgias precisa estar em seu peso ideal, mas possuir ainda um excesso de gordura que, por diversos fatores, não conseguiu eliminar com exercícios e dieta balanceada.
Mesmo assim, é importante lembrar: a cirurgia não substitui hábitos saudáveis e necessários para a manutenção dos resultados da cirurgia. O paciente precisa entender e adotar dieta e exercícios, pois se não o fizer é provável que readquira as gorduras localizadas.
Lipoaspiração e cirurgia bariátrica: como acontece?
Pacientes que passam por cirurgia bariátrica e redução de estômago muitas vezes realizam, posteriormente, cirurgias de lipoaspiração e lipoescultura. Isso alimenta a crença de que esses procedimentos emagrecem. Mas o assunto é um pouco mais complexo: após cirurgia bariátrica, com a grande e rápida perda de peso, o corpo tende à flacidez pelo excesso de pele. Estes depósitos de pele e gordura não são eliminados com exercício, daí a necessidade de se submeter à cirurgia. Para isso, o paciente que passou pela bariátrica deve, através de dieta e exercícios, perder todo o excesso de gordura possível, para só então realizar a cirurgia, de modo que apenas o que de fato é excesso de pele e gordura seja “operado”.
Após todos esses esclarecimentos resta a dúvida: quem pode se submeter a essas cirurgias?
Somente um cirurgião plástico especialista pode afirmar com certeza, após exame clínico, se o paciente está apto a realizar uma lipoaspiração ou lipoescultura. Mesmo assim, vale dizer que aqueles pacientes que estão dentro do seu peso, mas com excessos de gordura e pele, são os melhores candidatos a fazer os procedimentos. Pacientes que tenham uma imagem dessas cirurgias como emagrecedoras precisam se conscientizar primeiro de que não é bem assim, perder o excesso de peso (a gordura localizada resiste após isso) e só então ser reavaliado para poder operar.