top of page

Toxina Botulínica: como funciona?


O que é o botox (toxina botulínica)? Trata-se de um medicamento de origem biológica obtido a partir da bactéria Clostridium Botulinum. Botox, como todo mundo fala, é, na verdade, a marca registrada de toxina botulínica tipo A do laboratório Allergan. Mas existem outros produtos no mercado com diferentes nomes. No Brasil, são liberados pela ANVISA, além do Botox: Dysport, da Galderma, Prosigne, da Cristália, Xeomin, da Merz-Biolab, e Botulift, da Bergamo-Medytox. Certifique-se de que seu médico utilizará um destes produtos.

A toxina botulínica pode ser usada em todo tipo de ruga? Não. Os médicos cirurgiões plásticos e dermatologistas recorrem a essa técnica para suavizar as rugas dinâmicas, ou seja, aquelas que ficam muito marcadas devido à movimentação dos músculos da face, como as da testa e os pés-de-galinha. Para as linhas evidentes quando o rosto está parado (o bigode chinês, por exemplo), há outros recursos, como o preenchimento à base de ácido hialurônico.

Como funciona?

A aplicação da injeção de toxina botulínica pode parecer um procedimento simples para você, já que se resume em apenas algumas picadas. Mas, na verdade, é uma arte e ciência que só um experiente profissional de saúde deve realizar. Há 43 músculos na face e é vital que a pessoa que aplica as injeções de toxina botulínica entenda e identifique os pontos corretos para otimizar seu tratamento. Uma agulha muito fina é usada para injetar pequenas quantidades de toxina botulínica em músculos específicos. Escolhendo, cuidadosamente, os músculos específicos, seu médico enfraquece, apenas, os músculos produtores de rugas, preservando suas expressões faciais. A aplicação da injeção de toxina botulínica geralmente leva menos de 15 minutos. O número de injeções que você precisará irá depender de vários fatores, incluindo as suas características faciais e a extensão de suas rugas. Pés de galinha, por exemplo, exigem geralmente 2-3 injeções. Sulcos acima da sobrancelha podem precisar de cinco ou mais injeções. Não é necessário aplicar anestesia. Não há tempo de repouso ou de recuperação. Os resultados são notados dentro de alguns dias, no entanto, pode demorar até uma semana para se ter o efeito completo. Esta melhora, normalmente, dura cerca de quatro a seis meses. Quando os efeitos da toxina botulínica começam a desaparecer, os músculos reagem e as rugas reaparecem. O rosto pode ficar sem expressão? Não necessariamente. A forma de usar a substância evoluiu muito. Há alguns anos, dava, sim, um visual congelado. A tendência agora é deixar a aparência bastante natural. Isso vai depender da quantidade do material injetado em cada região e da técnica e senso estético do médico. Por isso, faz toda diferença optar por um especialista que tenha experiência no método e que avalie o seu rosto de forma individual, já que não há um protocolo único para a aplicação da substância. A partir de que idade pode começar a usar? Mais importante do que a faixa etária do paciente, é saber se ele realmente precisa do tratamento. Mulheres jovens (30 anos em média) com tendência genética à formação de rugas podem usufruir da técnica de forma preventiva: ao relaxar determinado músculo, a toxina botulínica previne o aparecimento de um vinco mais profundo daqui a cinco ou dez anos. O ideal, sempre, é discutir as possibilidades com seu médico.

A toxina botulínica não vai resolver todos os tipos de problemas de pele. Por exemplo, ao mesmo tempo que pode diminuir rugas sob os olhos, não é possível reparar os danos causados pelo sol. Sua espessura de pele, o tipo e o grau de enrugamento desempenham papel importante na determinação da eficácia da toxina botulínica. Um cirurgião plástico qualificado é a melhor pessoa para avaliar a adequação do tratamento para você. Existem efeitos colaterais? Você pode retomar as atividades normais imediatamente. Importante: não esfregue ou massageie as áreas tratadas, pois pode causar a migração da toxina botulínica para outra área do seu rosto. Se isto acontecer, pode ocorrer fraqueza facial temporária ou ptose. Embora seja geralmente segura, efeitos colaterais e complicações podem ocorrer:

• Hematomas e dor no local da injeção, • Vermelhidão, • Dor de cabeça, • Sintomas gripais, • Náuseas, • Fraqueza temporária facial ou ptose, • Muito raramente, a toxina pode se espalhar para além da área de tratamento, podendo causar sinais e sintomas de botulismo tais como problemas respiratórios, dificuldade de deglutição, fraqueza muscular e fala arrastada.

Dói muito? Você vai sentir as picadas da agulha, mas é perfeitamente suportável. As pacientes mais sensíveis podem recorrer a um creme anestésico para passar sobre a pele antes da injeção. Quanto tempo dura? Depende da quantidade da substância usada, da forma de aplicação e da resposta individual de cada paciente. Mas as estatísticas apontam para uma média entre quatro e seis meses de durabilidade. De qualquer forma, os médicos não recomendam mais de duas aplicações por ano. Toxina botulínica é usada para aumentar os lábios? Não. Para volume labial utiliza-se o ácido hialurônico. Veja post anterior na Revista da Clínica.

Perguntas a fazer ao cirurgião plástico:

• Você é especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica? • Você foi treinado especificamente no campo da cirurgia plástica? • A instalação da sala de procedimento em seu consultório é certificada pela Vigilância Sanitária de sua cidade? • Sou um bom candidato a este procedimento? • O que se espera de mim para que os melhores resultados sejam obtidos? • Onde e como será realizado o procedimento ou tratamento? • Qual o tempo de recuperação? • Quais são os riscos e possíveis complicações associados ao meu procedimento? • Como será minha aparência com o passar do tempo? • Quais resultados posso esperar? Fonte: site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

http://www2.cirurgiaplastica.org.br/

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Instagram - White Circle
  • White Facebook Icon
bottom of page